top of page
  • Foto do escritorneotudosefaznovo

VOCÊ CONHECE AS NECESSIDADES COMUNS ENTRE GRUPOS SOCIALMENTE VULNERÁVEIS?



Os indivíduos acolhidos nos serviços de proteção social especial de média e alta complexidade estão em situação de risco pessoal e social. Para a população adulta, temos as comunidades terapêuticas, abrigos, república e centros da defesa e convivência,(pessoas em situação de rua e contra violência a mulher) que fazem parte desta rede de proteção vinculadas ao governo do Estado e município. Apesar de cada instituição tratar de uma necessidade específica, a semelhança entre os tipos de vulnerabilidades desta população se misturam entre si. Tomando como exemplo um acolhido adulto que está passando por um tratamento em uma comunidade terapêutica, por uso abusivo de substâncias psicoativas, tem grandes chances dele ter passado um período como morador de rua ou estado no sistema prisional e ainda ter recebido maus-tratos.



Cidadania afetada A ausência de vínculos familiares e a presença de distúrbios mentais como ansiedade, depressão, dores crônicas e sequelas de acidentes, são marcantes para estes indivíduos. Em relação a questões voltadas à cidadania, um alto percentual não possui documentação pessoal (RG, CPF, CTPS, TE). A procura de órgãos públicos ligados à saúde ocorre apenas em situações de emergências em prontos-socorros. Com base na última pesquisa realizada pela FIPE(Fundação Instituto Pesquisas Econômicas)2015, a renda de 73% da população de rua provém de trabalho por conta própria(bicos)e 27% não realizam nenhuma atividade, sobrevivendo de ajuda voluntária ou familiar. Através destes dados podemos concluir que a estabilidade física e mental é apenas o início do processo de reinserção desse indivíduo na sociedade. Em tempos de pandemia esta situação teve um agravamento significativo.

Como a NEO auxilia nesse processo de desconstrução? A expertise da NEO Treinamentos está voltada para reinserção social do acolhido(a)ao mercado de trabalho, seja via carteira assinada ou via empreendedorismo. Para as necessidades apresentadas contamos com uma equipe multidisciplinar que analisa este acolhido (a) em ângulo de 360o graus em cada especialidade(assistência social, RH, apoio psicossocial). Executamos atividades de coaching pessoal/profissional, overview sobre a real situação do mercado de trabalho, elaboração de um projeto de vida e currículo, acompanhamento presencial e a distância, simulações de situações reais de um processo seletivo e triagem de vagas de acordo com objetivo pretendido. Este conteúdo está inserido no programa de RECONSTRUÇÃO PROFISSIONAL que é aplicado através de um treinamento presencial durante a recuperação do acolhido (a)na rede protetiva assistencial, complementando o trabalho que já está sendo realizado! Acreditamos que a reinserção precisa ser INTEGRAL, abrangendo aspectos emocionais, sociais e econômicos que contribuam para autonomia e resgate da dignidade dessas populações.


8 visualizações0 comentário
bottom of page